Páginas

sábado, 4 de junho de 2016

Abril & Maio 2016


Primeiramente, peço desculpas por não atualizar o blog mês passado. Estive enrolado com umas coisas e meio estressado, acabei não tendo tempo e vontade para isso.

Como dito no último post, transferi tudo que eu tinha para uma corretora mais barata para Day-Trade. Comecei em Abril a operar todo dia (ou quase todo). Fiz uma planilha mais simplificada para postar aqui no blog e vocês entenderem melhor. Está sem contar os impostos e bem simplificada.



Como vocês podem ver, Abril foi um mês bem irregular e praticamente uma putaria. Vou explicar o que aconteceu:
Eu estava operando tentando fazer Scalperzinhos de +-5 contratos no mini-índice e +-2 no mini-dólar. Na verdade eu estava fazendo algo que não me sentia à vontade e meu psicológico tava meio perdido. No fim de Abril decidi sentar e analisar minhas estratégias, etc. Decidi parar com o que eu tava fazendo e comecei a operar pequeno (1 ou 2 contratos de mini-índice) para testar uma estratégia que me deixe mais à vontade. Meu plano é ganhar experiência, consistência e disciplina. O que importa são essas três coisas, dinheiro é consequência. Fechei o mês de Abril no lucro por sorte (só no dia 13/04 que eu fiz uma operação linda e disciplinada).

Quando Maio chegou, eu estava bem feliz com os resultados, conseguindo ganhar a maioria dos trades e ganhando confiança. Como todo trader, você VAI fazer merdas pelo menos algumas vezes. Foi isso que eu fiz.
Dá pra ver que no dia 10/05 e no dia 11/05 eu perdi uma quantidade relativamente grande (para o meu nível). Aconteceu o seguinte:
Eu estava no lucro por 8 dias seguidos e com a confiança lá em cima. Decidi operar mais pesado para ganhar mais (pensando no dinheiro), A operação não foi errada, minha análise não foi errada. O erro foi que eu entrei no trade mais pesado do que deveria, o trade primeiramente foi contra mim e eu comecei a ficar muito ansioso e perturbado por estar perdendo tanto em tão poucos segundos. O preço NÃO atingiu meu Stop mas eu saí pois fui fraco e tive medo de perder mais. Se eu ficasse na operação, iria ganhar quase 3x mais do que perdi. Fiquei realmente puto.

Novamente, dia 11/05, eu quis concertar o erro do dia anterior e acabei fazendo A MESMA COISA. Desliguei tudo e fiquei um bom tempo analisando meu psicológico e a merda que eu fiz. Tentei zerar a cabeça.
Decidi que eu não estava preparado para operar grande e não deveria ser ganancioso. Como eu disse lá em cima, dinheiro é CONSEQUÊNCIA e não causa. Você não pode entrar num trade pensando só no dinheiro (como eu fiz) sem estar preparado psicologicamente. Até porque essa grana eu guardei durante anos, não posso perder uma quantidade tão significativa sem ter como repor ela. Se eu ficasse fazendo merda assim ia virar uma bola de neve e eu quebraria em semanas.

Voltei a operar pequeno e tentar buscar resultados consistentes, sem pensar no financeiro. Até agora está dando certo. Há MUITAS vezes que eu vejo o trade e não entro pois falta confiança. Preciso melhorar isso bastante, já deixei de ganhar (ou perder) bastante por causa disso. O medo de apostar a grana na operação é alto, mesmo se for pouca coisa. Psicológico é 99% de um trader, isso é fato.

Não operei todos os dias e foi porque: ou eu tinha compromisso; ou o mercado tava meio ruim no dia; ou eu não tive confiança para operar. Essa última é a mais frequente.
Dá pra ver que no dia 16/05 e 23/05 eu fiz só 10 pontos e isso não paga nem as taxas. Nesses dias eu fiquei com medo de ficar na operação e saí cedo demais pois o mercado tava meio parado, etc. É foda o psicológico. Mas acontece, eu tenho só 2 meses de vida nesse mercado.

O importante é aprender com os erros e é isso que eu estou fazendo.

Desculpe por tantas palavras em um post e bons investimentos à todos!

Um comentário:

  1. IGWT,

    Aberto a parcerias?Se sim, qual seu email de contato.

    Abraço

    ResponderExcluir